(Re)conhecer-se como preceptora de programas de Residência em Saúde e dimensões da práxis pedagógica

Résumé

Busca-se compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, a trajetória de formação-profissão para o exercício da preceptoria nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS).  Adota-se princípios da pesquisa (auto)biográfica, a partir das experiências narradas pelas colaboradoras, mediante análise interpretativa-compreensiva ancorada na concepção de formatividade. Participaram da pesquisa nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte. As profissionais se constituem como preceptoras ao passo que exercem a atividade. Ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao que elas vislumbram. Acompanham os residentes, mobilizam saberes pedagógicos para uma prática singular, em que reconhece e valoriza a singularidade do sujeito em formação.

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Bibliographies de l'auteur

CARINA MARINHO PICANÇO, Hospital Geral Roberto Santos
Mestre em enfermagem, especialista em terapia intensiva. Coordenadora da Comissão da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Geral Roberto Santos
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França. Doutor em Educação pela UFBA. Professor Titular e Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CA-ED/CNPq.

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Publiée
2025-01-06
Comment citer
PICANÇO, C. M., & CLEMENTINO DE SOUZA, E. (2025). (Re)conhecer-se como preceptora de programas de Residência em Saúde e dimensões da práxis pedagógica. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e72506. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.72506