O LAP COMO LUGAR DE MEMÓRIA DAS PRÁTICAS ESCOLARES E DE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo UEM

Résumé

O artigo refere-se ao resultado parcial da investigação que foi desenvolvida sobre o acervo do Laboratório de Apoio Pedagógico da Universidade Estadual de Maringá. Nos aspectos teóricos referencia-se em Pierre Nora (1993) e Jacques Le Goff (1996) para indicar como o LAP é compreendido como lugar de memória das práticas escolares.Ao teorizar sobre esse espaço institucionalizado, centra suas análises sobre o acervo de livros didáticos, especificamente os da área disciplinar de História. Encerra suas reflexões indicando que o LAP, por ter sob sua guarda livros escolares, informa como as práticas de leitura, de ensino e de aprendizagem sinalizam para uma forma socialmente produzida de socialização cultural; e, no que se refere ao acervo preservado, quais os conteúdos de ensino e os métodos de aprendizagem que são disponibilizados por intermédio das leituras e usos desses livros em tarefa como laboratório de apoio. Elementos que são explicados tendo como compreensão o movimento histórico em que, na modernidade, a escolarização dos saberes sociais se realizam por intermédio de diferentes locais no espaço escolar.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2011-12-11
Comment citer
Toledo, M. A. L. T. (2011). O LAP COMO LUGAR DE MEMÓRIA DAS PRÁTICAS ESCOLARES E DE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 203-212. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15481
Rubrique
Artigos