OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

  • Manoel Oriosvaldo de Moura USP
  • Marta Sueli de Faria Sforni UEM
  • Eliane Sampaio Araújo USP

Resumen

Este artigo é dedicado à discussão de alguns pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), segundo aTeoria da Atividade de Leontiev. A AOE tem como elementos estruturantes: a intencionalidade do professor; aexplicitação de uma situação-problema desencadeadora da aprendizagem; momentos de interação entre ascrianças, o professor e o objeto do conhecimento, em busca de possíveis formas de resolução do problemaapresentado; momentos coletivos de análise e síntese das resoluções encontradas. Entre esses elementos,privilegia-se a análise da situação problema desencadeadora da aprendizagem, destacando-se os conceitos deobjetivação e de apropriação para justificar a presença da situação-problema como elemento da AtividadeOrientadora de Ensino. Ao final, é apresentado um exemplo de uma atividade de ensino de matemática,organizada conforme os pressupostos discutidos ao longo do artigo.

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Biografía del autor/a

Manoel Oriosvaldo de Moura, USP
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.Professor Titular da Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo. Endereço: USP,Departamento de Metodologia do Ensino e EducaçãoComparada.
Marta Sueli de Faria Sforni, UEM
Doutora em Educação pela Universidade de SãoPaulo. Professora do Departamento de Teoria e Práticada Educação e do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Estadual de Maringá.
Eliane Sampaio Araújo, USP
Doutora em Educação pela Universidade de SãoPaulo, Pós-Doutora pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professora do Departamento de Psicologia eEducação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrasde Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo(FFCLRP/USP)
Publicado
2012-01-02
Cómo citar
Moura, M. O. de, Sforni, M. S. de F., & Araújo, E. S. (2012). OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 39-50. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15674
Sección
Artigos