PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS
Resumen
Esse artigo apresenta uma discussão acerca dos desafios da apropriação da escrita por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A condução eficaz do ensino da escrita para alunos surdos é ainda um desafio de grandes proporções para educadores da área. O advento da proposta bilíngue de educação impulsionou o desempenho escolar de sujeitos surdos no Brasil, porém uma parcela expressiva dos usuários de Libras evidencia sérias dificuldades de leitura e escrita, mesmo ao término da educação básica e superior. Na busca do melhor encaminhamento para a solução desse problema, alguns autores, fundamentados na neuropsicologia cognitiva, propõem a adoção de um bilinguismo pleno, que assegure ao surdo a aquisição da escrita dos sinais como primeira língua escrita. A despeito do reconhecimento das vantagens de domínio desse novo sistema de escrita, pelos surdos, considera-se que,o ensino adequado da escrita do português é uma meta a ser alcançada na área da surdezDescargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2012-08-31
Cómo citar
Silva, T. dos S. A. da, Bolsanello, M. A., & Sander, M. E. (2012). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 35-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18474
Número
Sección
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.