PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS

  • Tânia dos Santos Alvarez da Silva UEM
  • Maria Augusta Bolsanello UFPR
  • Marieuza Endrissi Sander Núcleo Regional de Educação de Maringá

Resumen

Esse artigo  apresenta uma  discussão acerca dos desafios da apropriação da escrita por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais  – Libras.  A condução eficaz do ensino da escrita para alunos surdos é ainda um desafio de grandes proporções para educadores da área. O advento da proposta bilíngue de educação impulsionou o desempenho escolar de sujeitos surdos no Brasil, porém uma parcela expressiva dos usuários de Libras evidencia sérias dificuldades de leitura e escrita, mesmo ao término da educação básica e superior. Na busca do melhor encaminhamento para a solução desse problema, alguns autores, fundamentados na neuropsicologia cognitiva, propõem a adoção de um bilinguismo pleno, que assegure ao surdo a aquisição da escrita dos sinais como primeira língua escrita.  A despeito do reconhecimento das vantagens de domínio desse novo sistema de escrita, pelos surdos, considera-se que,o ensino adequado da escrita do português é uma meta a ser alcançada na área da surdez

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Tânia dos Santos Alvarez da Silva, UEM
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Especialização em Educação de surdos pelo (CESULON) Centro de Estudos Superiores de Londrina (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). É professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial.
Maria Augusta Bolsanello, UFPR
Professora da Universidade Federal do Paraná.
Marieuza Endrissi Sander, Núcleo Regional de Educação de Maringá
Pedagoga da Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do Núcleo Regional de Educação de Maringá
Publicado
2012-08-31
Cómo citar
Silva, T. dos S. A. da, Bolsanello, M. A., & Sander, M. E. (2012). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 35-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18474
Sección
Artigos