Formação de professores Guarani e Kaiowá: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e escola

  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco

Abstract

Escolar Indígena (submetido ao Edital 001/2009-CAPES/DEB/SECAD/INEP, Formação de professores indígenas guarani e kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar indígena. A intenção de trazer este tema da formação de professores indígenas tem como objetivo permitir diversos olhares para um terreno que tem como última instância a prática pedagógica em contextos socioculturais particulares, assim como dar visibilidade à educação indígena. Estudos sobre os processos próprios de aprendizagem da população indígena brasileira, no contexto de suas particularidades e territorialidades, têm sido escassos, principalmente se levarmos em consideração os aspectos específicos desses processos enquanto métodos/formas de ensinar e aprender, transferidos para as obrigações e responsabilidades da escola indígena diferenciada e específica numa perspectiva intercultural cuja dinâmica se dá a partir dos movimentos de percepção e compreensão do mundo e de si mesma. A pesquisa em andamento indica que a expectativa da participação dos saberes locais no cotidiano da escola indígena, além do caráter político de respeito à diferença, tem como pressuposto a interculturalidade, que exige procedimentos, no sentido de desterritorializar o mapa das culturas dominantes que, historicamente, se colocaram como únicas a serem transmitidas, apropriando-se, assim, daquilo que há de relevante para a autonomia de cada povo. Ao mesmo tempo, verifica-se a necessidade de considerar os chamados saberes tradicionais em um contexto historicamente dinâmico e em constante processo de tradução e ressignificação.

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Pubblicato
2014-07-09
Come citare
Nascimento, A. C. (2014). Formação de professores Guarani e Kaiowá: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e escola. Teoria E Prática Da Educação, 16(2), 47-62. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i2.24364
Sezione
Artigos