Formação de professores Guarani e Kaiowá: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e escola
Resumen
Escolar Indígena (submetido ao Edital 001/2009-CAPES/DEB/SECAD/INEP, Formação de professores indígenas guarani e kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar indígena. A intenção de trazer este tema da formação de professores indígenas tem como objetivo permitir diversos olhares para um terreno que tem como última instância a prática pedagógica em contextos socioculturais particulares, assim como dar visibilidade à educação indígena. Estudos sobre os processos próprios de aprendizagem da população indígena brasileira, no contexto de suas particularidades e territorialidades, têm sido escassos, principalmente se levarmos em consideração os aspectos específicos desses processos enquanto métodos/formas de ensinar e aprender, transferidos para as obrigações e responsabilidades da escola indígena diferenciada e específica numa perspectiva intercultural cuja dinâmica se dá a partir dos movimentos de percepção e compreensão do mundo e de si mesma. A pesquisa em andamento indica que a expectativa da participação dos saberes locais no cotidiano da escola indígena, além do caráter político de respeito à diferença, tem como pressuposto a interculturalidade, que exige procedimentos, no sentido de desterritorializar o mapa das culturas dominantes que, historicamente, se colocaram como únicas a serem transmitidas, apropriando-se, assim, daquilo que há de relevante para a autonomia de cada povo. Ao mesmo tempo, verifica-se a necessidade de considerar os chamados saberes tradicionais em um contexto historicamente dinâmico e em constante processo de tradução e ressignificação.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.