A importância da arte para a aprendizagem e o desenvolvimento na educação escolar indígena
Abstract
Na escola indígena, a presença da arte nos processos de ensino e aprendizagem tem papel fundamental, uma vez que estimula a articulação entre os etnoconhecimentos e os conhecimentos escolares universais. Tendo como fundamento a teoria histórico-cultural, neste artigo abordamos a educação escolar e o relevante papel que ela exerce na formação humana, ao envolver ações intencionais e sistematizadas que favoreçam a ampliação dos conhecimentos, aliando transmissão, incorporação, criação e expansão de saberes culturais, técnicos e científicos. Discute-se como a arte, presente em todas as culturas humanas e nos currículos escolares, quando conduzida adequadamente, na escola, contribui com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, proporcionando aos sujeitos envolvidos no processo – crianças, jovens e adultos – maiores possibilidades de compreensão e atuação sobre a realidade vivida.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.