O ENSINO SUPERIOR NAS VOZES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA QUE FREQUENTAM O ENSINO TÉCNICO
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o que pensa o estudante com deficiência em relação ao ingresso no ensino superior. Contempla a investigação realizada na dissertação de mestrado intitulada Estudantes com deficiência no curso técnico: o que dizem sobre suas trajetórias escolares e familiares, junto ao Programa de Mestrado em Educação da Univille-Joinville/SC. A abordagem adotada foi qualitativa, na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, sendo que a análise se deu a partir da análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi o SENAI SC de Joinville e os sujeitos entrevistados foram cinco estudantes com deficiência. Os critérios para a seleção dos participantes foi: ser egresso do ensino médio, ter deficiência e estar matriculado em um curso técnico. As entrevistas possibilitaram ouvir a voz dos estudantes e a percepção destes sobre o ingresso no ensino superior, entendendo que para estes sujeitos são muitas as variáveis que interferem nesta decisão. As análises indicaram que os estudantes com deficiência têm algumas falas que se aproximam dos aspectos que englobam a família e a trajetória na escolarização básica e outras que se diferenciam quando falam da perspectiva em ingressar no ensino superior. Contudo, o aspecto que deixa os estudantes em situação de maior vulnerabilidade está relacionado à escolarização, tornando-os inseguros em relação ao ingresso no ensino superior. Outro fator percebido é a importância do trabalho para suas vidas, e isto fica muito evidente em suas falas principalmente quando relatam o porquê buscaram o ensino profissionalizante. As análises também mostraram que existe um ideário instalado em torno do ensino superior e que por vezes pode distanciar as pessoas desta possibilidade.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.