<b>Сem anos dos jardins de infância na Rússia

  • Ludmila Mirrailovna Vоlоbuеbа Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou

Abstract

Esta elaboração pretende discutir a história dos Jardins de Infância na Rússia, onde as primeiras experiências datam da segunda metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1859 encontra-se o primeiro registro de uma instituição voltada à infância. Pautados no modelo de Froebel foram, inicialmente, voltados à formação de crianças pertencentes a famílias nobres com uma educação pautada nos princípios da teoria racional. Outro objetivo dos Jardins de Infância era prestar assistência às crianças promovendo o desenvolvimento e sua educação integral. Com a Revolução de outubro de 1917 o Estado assumiu a educação das crianças desde seu nascimento, implementando-se o conceito de uma educação pré-escolar pública e gratuita. As elaborações de intelectuais russos, como Krupskaia, Vigotski, dentre outros contribuíram decisivamente para a instituição de um sistema educacional voltado à criança pequena. A partir dos anos de 1990, em consonância à nova realidade politica e econômica da Rússia, organizaram-se diferentes tipos de instituições de educação pré-escolar, ampliou-se o número de instituições onde as crianças permanecem por longos períodos, de 12 a 24 horas; cujo atendimento está voltado às crianças com o desenvolvimento normal e para as que apresentam possibilidades limitadas de saúde. Os Jardins de Infância possibilitam o desenvolvimento cognitivo da fala, estético e artístico, das relações sociais, assim como desenvolvimento físico, dentre outros aspectos.

 

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Come citare
VоlоbuеbаL. M. (1). <b&gt;Сem anos dos jardins de infância na Rússia. Teoria E Prática Da Educação, 17(3), 9-13. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28202
Sezione
Artigos