<b>Teoria histórico-cultural e desenvolvimento da percepção: fundamentos para a educação de bebês
Abstract
Neste artigo apresentamos reflexões sobre a criança e a Educação Infantil sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC). Partimos de resultados de pesquisas e estudos atrelados às nossas participações em Grupos de Pesquisa focados na criança e nas contribuições da THC para a Educação. Nesta oportunidade, compartilhamos compreensões focadas na superação de ideias de criança e de educação orientadoras de processos pedagógicos focados na assistência infantil ou daqueles sistematicamente voltados à antecipação da escolaridade, transformando a criança pequena em escolar, como se somente o cuidado do corpo ou apenas o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano nos primeiros da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia princípios teóricos capazes de mobilizar reflexões sobre a criança, a Educação Infantil, a infância e o papel do(a) professor(a) nos primeiros anos de vida, como alicerces para a organização de uma nova escola da infância, onde o(a) professor(a) torna-se sujeito propulsor e mediador do processo educativo direcionado ao pleno desenvolvimento de capacidades tipicamente humanas na infância, dentre as quais formas sofisticadas de percepção.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.