<b>Teoria histórico-cultural e desenvolvimento da percepção: fundamentos para a educação de bebês

  • Elieuza Aparecida de Lima Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp-Marília
  • Amanda Valiengo Rede Municipal de Ensino em Mogi das Cruzes / Faculdade Unida de Suzano-SP
  • Aline Escobar Magalhães Ribeiro Rede Municipal de Ensino de Marília-SP.
Palavras-chave: Educação Infantil, Papel do(a) professor(a), Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento de formas sofisticadas de Percepção.

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões sobre a criança e a Educação Infantil sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC). Partimos de resultados de pesquisas e estudos atrelados às nossas participações em Grupos de Pesquisa focados na criança e nas contribuições da THC para a Educação. Nesta oportunidade, compartilhamos compreensões focadas na superação de ideias de criança e de educação orientadoras de processos pedagógicos focados na assistência infantil ou daqueles sistematicamente voltados à antecipação da escolaridade, transformando a criança pequena em escolar, como se somente o cuidado do corpo ou apenas o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano nos primeiros da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia princípios teóricos capazes de mobilizar reflexões sobre a criança, a Educação Infantil, a infância e o papel do(a) professor(a) nos primeiros anos de vida, como alicerces para a organização de uma nova escola da infância, onde o(a) professor(a) torna-se sujeito propulsor e mediador do processo educativo direcionado ao pleno desenvolvimento de capacidades tipicamente humanas na infância, dentre as quais formas sofisticadas de percepção.

 

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Como Citar
Lima, E. A. de, Valiengo, A., & Ribeiro, A. E. M. (1). <b&gt;Teoria histórico-cultural e desenvolvimento da percepção: fundamentos para a educação de bebês. Teoria E Prática Da Educação, 17(3), 25-36. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28204
Seção
Artigos