<b>Antes de falar as crianças cantam! considerações sobre o ensino de música na educação infantil

  • Guilherme Gabriel Ballande Roman Universidade Federal do Paraná.

Abstract

Este artigo aborda princípios da Educação Musical no contexto da Educação Infantil levando em conta sua obrigatoriedade recente na Educação Básica brasileira após a promulgação da Lei 11.769/2008. Para tanto são discutidos elementos como a cultura musical das crianças, a relação que professores de Educação Infantil têm com a música enquanto área de conhecimento, as funções da música na educação e sugestões de abordagem metodológica para o ensino de música na Educação Infantil. O principal objetivo deste texto é apresentar alguns fundamentos teóricos que coloquem a música enquanto área de conhecimento essencial na formação humana desde os primeiros meses de vida, momento em que muitas crianças começam a frequentar centros de educação infantil. A argumentação do texto permite afirmar que: a música é um elemento inseparável da cultura infantil; todo docente que atua na Educação Infantil é dotado de alguma musicalidade, mesmo que não tenha tido oportunidade de estudo formal de música; as funções da música nos espaços escolares infantis devem superar a visão utilitária. Finalmente, propõem-se três princípios fundamentais que devem fazer parte das práticas de Educação Musical na Educação Infantil: prática musical (com ênfase no canto), exploração dos objetos sonoros e audição musical. Para cada um desses princípios são apresentadas algumas orientações didáticas.

 

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Come citare
Roman, G. G. B. (1). <b&gt;Antes de falar as crianças cantam! considerações sobre o ensino de música na educação infantil. Teoria E Prática Da Educação, 17(3), 61-71. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28208
Sezione
Artigos