ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA SURDA: UM ENFOQUE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS

  • Valdir Damázio Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luciane Mulazani dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

Neste artigo discutiremos a questão da surdez no âmbito da Educação Matemática por meio do enfoque apresentado pelos Estudos Culturais, especificamente a partir do multiculturalismo crítico. Primeiramente, analisaremos como a educação de surdos resultou, ao longo da história, na inferiorização dos saberes da cultura surda. Em um segundo momento, destacaremos a importância de pensarmos uma Educação Matemática para surdos que proporcione um diálogo multicultural, considerando que os surdos possuem uma etnomatemática própria. Tal enfoque é importante para que não se repitam na educação de surdos os erros históricos que objetivavam a imposição de uma cultura sobre a outra. Além disso, abordaremos a relevância da investigação narrativa enquanto ferramenta capaz de abrir espaço, no âmbito da pesquisa, para os saberes que ao longo do tempo foram inferiorizados, tais como os saberes da cultura surda.

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Biografia autore

Valdir Damázio Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor do Departamente do MAtemática da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Pubblicato
2016-09-15
Come citare
Damázio Júnior, V., & Santos, L. M. dos. (2016). ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA SURDA: UM ENFOQUE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 123-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.29086
Sezione
Artigos