AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
Abstract
Este trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili
Pubblicato
2018-12-05
Come citare
Sousa, M., & Ferrarotto, L. (2018). AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?. Teoria E Prática Da Educação, 19(2). https://doi.org/10.4025/tpe.v19i2.31722
Fascicolo
Sezione
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.