AS NOÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Elizângela Áreas Ferreira Almeida
  • Eliane Giachetto Saravali

Abstract

Fundamentado na teoria piagetiana e nos estudos sobre a construção do conhecimento social, este estudo visou identificar as concepções que estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, possuem sobre as questões étnico-raciais e aspectos culturais e históricos da África. Objetivou, também, criar e desenvolver estratégias pedagógicas a serem utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, acerca da temática em questão. A coleta dos dados foi desenvolvida nos moldes da pesquisa-ação e em três fases, a saber: 1) fase exploratória - composta por uma entrevista inicial; 2) ações-reflexões - que constituíram o momento interventivo, contemplando a multiplicidade de gêneros textuais e 3) avaliação. Os resultados indicaram um avanço gradual nas interpretações que os participantes possuem sobre os assuntos abordados durante a intervenção, tais como características culturais e sociais do continente africano, bem como conceitos como etnia, raça e cor. 

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Pubblicato
2018-10-30
Come citare
Almeida, E. Áreas F., & Saravali, E. G. (2018). AS NOÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 133-150. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.37301
Sezione
Artigos