ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE

  • Maria Teresa Sudário Rocha Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jairo Antonio Paixão Universidade Federal de Viçosa

Abstract

O estudo analisou a partir das percepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado na formação docente para atuar na educação básica. A partir de uma pesquisa qualitativa é possível afirmar que as experiências vivenciadas no estágio possibilitaram aos acadêmicos perceberem um distanciamento entre a universidade e a realidade de muitas escolas, diferenciação  na forma de atuação  pedagógica dos professores supervisores nos segmentos que compõem a Educação Básica, sendo que, por um lado, foram percebidas maiores dificuldades e resistências com os alunos do ensino médio e, por outro, a identificação com os alunos da Educação Infantil. A maioria dos estudantes  afirmaram      que, de uma maneira geral, os estágios contribuíram ainda para sua ressignificação acerca da profissão docente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Maria Teresa Sudário Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto; Ex-bolsista do CNPq de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), e vincula-se à linha de pesquisa "Formação de Professores e Saberes Docentes, Instituições e História da Educação Física" da Universidade Federal de Viçosa. Graduanda em Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano.
Jairo Antonio Paixão, Universidade Federal de Viçosa
Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.
Pubblicato
2018-11-23
Come citare
Rocha, M. T. S., & Paixão, J. A. (2018). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 97-111. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.37468
Sezione
Artigos