MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO

Abstract

Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Elton Mitio Yoshimoto, Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Possui graduação em História Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2003), especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina (2009), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente é Professor do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando no Colégio Estadual Maestro Andréa Nuzzi e na Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo no município de Cambé-PR.
Marilu Martens Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio
Tem graduação em Letras Franco-Portuguesas (FAFI/UENP), em Direito (UEL), em Pedagogia (Dom Domênico); especialização em Língua Portuguesa: descrição e ensino (FAFI/ UENP); mestrado em Letras (UEL) e doutorado em Letras (UNESP). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora aposentada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Experiência nas áreas de Letras, Pedagogia, Arte, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; incentivo à leitura e formação do leitor; literaturas (brasileira, portuguesa, comparada, infantojuvenil), história e memória; teatro; interartes; filme noir/romance noir; MPB; Gil Vicente; Ariano Suassuna; Chico Buarque de Hollanda.
Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Possui Graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Mestrado em Educação pela mesma instituição (2007). Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Atua e tem pesquisas na área de Língua Portuguesa, Língua Francesa e Linguística Textual, estudando principalmente: Gêneros de Discurso, Argumentação, Retórica; Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.

Pubblicato
2018-11-07
Come citare
Yoshimoto, E. M., Oliveira, M. M., & Catelão, E. de M. (2018). MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 85-96. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37932
Sezione
Artigos