MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO

Palavras-chave: Ensino de História, museu virtual, literatura de testemunho, sequência didática.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Mitio Yoshimoto, Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Possui graduação em História Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2003), especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina (2009), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente é Professor do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando no Colégio Estadual Maestro Andréa Nuzzi e na Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo no município de Cambé-PR.
Marilu Martens Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio
Tem graduação em Letras Franco-Portuguesas (FAFI/UENP), em Direito (UEL), em Pedagogia (Dom Domênico); especialização em Língua Portuguesa: descrição e ensino (FAFI/ UENP); mestrado em Letras (UEL) e doutorado em Letras (UNESP). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora aposentada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Experiência nas áreas de Letras, Pedagogia, Arte, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; incentivo à leitura e formação do leitor; literaturas (brasileira, portuguesa, comparada, infantojuvenil), história e memória; teatro; interartes; filme noir/romance noir; MPB; Gil Vicente; Ariano Suassuna; Chico Buarque de Hollanda.
Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Possui Graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Mestrado em Educação pela mesma instituição (2007). Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Atua e tem pesquisas na área de Língua Portuguesa, Língua Francesa e Linguística Textual, estudando principalmente: Gêneros de Discurso, Argumentação, Retórica; Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.

Publicado
2018-11-07
Como Citar
Yoshimoto, E. M., Oliveira, M. M., & Catelão, E. de M. (2018). MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 85-96. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37932
Seção
Artigos