ENSAIO SOBRE CATECISMOS: A INSTRUÇÃO DOS RUDES NO BRASIL COLONIAL (SÉCULOS XVII E XVIII)

  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Maria Cleidiana Oliveira de Almeida Instituto Federal da Bahia
  • Camila Nunes Duarte Silveira Instituto Federal da Bahia

Abstract

Os catecismos foram extraordinários instrumentos facilitadores da ação evangelizadora da Igreja Cristã. No Brasil Colonial, foram amplamente utilizados para educação/evangelização. Desde o início da colonização, houve nítida separação na catequese ministrada aos indígenas, aos brancos e aos negros. Estes últimos, desde cedo, foram alvo de uma evangelização sumária, emergencial e desprovida de catecismos, fato que levanta o questionamento das razões que levaram a elaboração de um catecismo para os negros apenas no século XVIII. Neste sentido, o presente ensaio, de natureza documental e bibliográfica, teve por objetivo analisar um dos principais catecismos utilizados na América Portuguesa pelos missionários católicos. A “Forma da doutrina cristã” foi umcatecismo instituído pelas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia no início do século XVIII que apresentou um catecismo sucinto direcionado à catequese dos negros. Este estudo analisa a parte mais abreviada. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico as próprias Constituições Primeiras (2007),os estudos de Jorge Benci(1977), André João Antonil (1979), e Ronaldo Vainfas (1986,1996,2000). As análises concluíram que o catecismo utilizado na evangelização dos escravos negros, tinha a intenção de convencer-lhes a aceitarem a condição servil a que eram submetidos, atendendo assim, aos interesses ideológicos e mercantis da Coroa Portuguesa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP; Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Instituto Federal da Bahia

Mestra em Memória, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Professora EFETIVA do IFBA – Bahia

Camila Nunes Duarte Silveira, Instituto Federal da Bahia
 Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professora efetiva do IFBA.
Pubblicato
2018-10-30
Come citare
Casimiro, A. P. B. S., Almeida, M. C. O. de, & Silveira, C. N. D. (2018). ENSAIO SOBRE CATECISMOS: A INSTRUÇÃO DOS RUDES NO BRASIL COLONIAL (SÉCULOS XVII E XVIII). Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 35-48. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.44753
Sezione
Artigos