ENSAIO SOBRE CATECISMOS: A INSTRUÇÃO DOS RUDES NO BRASIL COLONIAL (SÉCULOS XVII E XVIII)
Abstract
Os catecismos foram extraordinários instrumentos facilitadores da ação evangelizadora da Igreja Cristã. No Brasil Colonial, foram amplamente utilizados para educação/evangelização. Desde o início da colonização, houve nítida separação na catequese ministrada aos indígenas, aos brancos e aos negros. Estes últimos, desde cedo, foram alvo de uma evangelização sumária, emergencial e desprovida de catecismos, fato que levanta o questionamento das razões que levaram a elaboração de um catecismo para os negros apenas no século XVIII. Neste sentido, o presente ensaio, de natureza documental e bibliográfica, teve por objetivo analisar um dos principais catecismos utilizados na América Portuguesa pelos missionários católicos. A “Forma da doutrina cristã” foi umcatecismo instituído pelas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia no início do século XVIII que apresentou um catecismo sucinto direcionado à catequese dos negros. Este estudo analisa a parte mais abreviada. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico as próprias Constituições Primeiras (2007),os estudos de Jorge Benci(1977), André João Antonil (1979), e Ronaldo Vainfas (1986,1996,2000). As análises concluíram que o catecismo utilizado na evangelização dos escravos negros, tinha a intenção de convencer-lhes a aceitarem a condição servil a que eram submetidos, atendendo assim, aos interesses ideológicos e mercantis da Coroa Portuguesa.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.