A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Resumen
Este estudio investiga la transversalidad / continuidad de las políticas públicas dirigidas a estudiantes con altas habilidades/superdotación. El propósito era identificar el flujo de políticas inclusivas en el área en las diferentes etapas / niveles de educación. La metodología utilizada fue la investigación documental, con análisis analítico descriptivo de documentos y entrevistas semiestructuradas. Se analizaron documentos de política pública en los siguientes niveles: Curitiba, Paraná y nacional. Paralelamente, se entrevistó a catorce sujetos de investigación, algunos de los cuales trabajan con los superdotados y otros son estudiantes que tienen altas habilidades/superdotación. Los datos de la investigación mostraron una ruptura en la continuidad de la asistencia educativa especializada destinada a esta audiencia.
Descargas
Citas
ANDRÉS, Aparecida. Educação de Alunos Superdotados/Altas Habilidades: legislação e normas nacionais: legislação internacional, América do Norte (EUA e Canadá), América Latina (Argentina, Chile e Peru), União Européia (Alemanha, Espanha, Finlândia e França). Brasília: Consultoria Legislativa, 2010.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
CURITIBA. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 4. Curitiba, 2006.
CURITIBA. Instrução Normativa nº 8, de 12 de novembro de 2013. Normatiza os procedimentos para registros em documentos escolares da classificação e reclassificação no ensino fundamental, classe especial e educação de jovens e adultos – fase I e fase II. Curitiba, p. 1-15. 2013.
DELOU, Cristina Maria Carvalho C. Educação do aluno com altas habilidades/superdotação: Legislação e Políticas educacionais para a inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: volume 1: orientação a professores, Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2007. p. 25-39.
DELOU, Cristina Maria Carvalho C. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 129-142.
FREITAS, Soraia Napoleão; ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt; COSTA, Leandra Costa da. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 237-250.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
GARDNER, Howard. Inteligência. Um conceito reformulado: O criador das Inteligências Múltiplas explica e expande suas idéias com enfoque no séc. XXI, Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
LIMA, Denise Maria de Matos Pereira. O professor universitário frente às estratégias de identificação e atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.
MAIA, Maurício Holanda. Ensino Especial para Superdotados. Brasília: Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 2004.
MARTELLI, Ana Carolina Cyrino Pessoa. Políticas educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação: um estudo sobre a transversalidade. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2017.
MOREIRA, Laura Ceretta; LIMA, Denise Maria de Matos Pereira. Interface entre os NAAH/S e Universidade: um caminho para inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 143-153.
PARANÁ. Deliberação nº 02, de setembro de 2016. Dispõe sobre as Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Curitiba, 2016.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50; p. 627-640, set./dez. 2014.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. E que nome daremos à criança? In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 45-61.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Gasparzinho vai à escola: um estudo sobre as características do aluno com altas habilidades produtivo-criativo. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; RODRIGUES, Sheila Torma. Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: das confusões e outros entreveros. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, v. 1, p. 21-30, 2013.
RENZULLI, J. S. Enriching Curriculum for All Students. Illinois: SkyLight Training and Publishing Inc –Arlington Heights, 2001.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre, ano XXVII, n. 1, p. 75 – 131, jan./abr. 2004.
RENZULLI, J. S. The National Research Center on the Gifted and Talented: the dream, the design, and the destination. Gifted Child Quarterly, n. 35, v. 2, p. 73-80, 1991.
SANTOS, Edson Manoel dos; MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. Possibilidade de atuação entre saúde e educação para o desenvolvimento e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em:
SUÁREZ, Janete Tonete; Wechsler, Solange Muglia. Escala de Identificação de Talentos pelo Professor (ITP): Evidências de Validade e Precisão. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em:
VALENTIM, Bernadete Fatima Bastos; VESTENA, Carla Luciane Blum. Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 17 mai. 2019.
VIRGOLIM, Ângela. A Educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação em uma Perspectiva Inclusiva. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 95-112.
Derechos de autor 2021 Teoria e Prática da Educação

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.