A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  • Ana Carolina Cyrino Pessoa Martelli Universidade Federal do Paraná
  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná

Resumen

Este estudio investiga la transversalidad / continuidad de las políticas públicas dirigidas a estudiantes con altas habilidades/superdotación. El propósito era identificar el flujo de políticas inclusivas en el área en las diferentes etapas / niveles de educación. La metodología utilizada fue la investigación documental, con análisis analítico descriptivo de documentos y entrevistas semiestructuradas. Se analizaron documentos de política pública en los siguientes niveles: Curitiba, Paraná y nacional. Paralelamente, se entrevistó a catorce sujetos de investigación, algunos de los cuales trabajan con los superdotados y otros son estudiantes que tienen altas habilidades/superdotación. Los datos de la investigación mostraron una ruptura en la continuidad de la asistencia educativa especializada destinada a esta audiencia.

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Biografía del autor/a

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenadora o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR. Vice Coordenadora do NEPAHS (Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação); Membro da Diretoria do ConBraSD ( Gestão 2019-2020) Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR; Preside o Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES).

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Publicado
2021-06-15
Cómo citar
Martelli, A. C. C. P., & Moreira, L. C. (2021). A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 42-57. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.54756
Sección
Artigos