PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BESSA, S.; CASTRO, E. S.; GONÇALVES, J. R. Metodologia da Problematização no Curso de Pedagogia: um relato de experiência. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 17, n. 37, p. 102-114, ago./dez., 2017. Disponível em: http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1121. Acesso em 10 jun. 2020.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CARBONELL, J. A Aventura de Inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.
FRANCO, A. M.; SILVA, M. M.; TORISU, E. M. Inclusão e Inovação Pedagógica: políticas e práticas de formação no ensino superior. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 2, p. 1320-1333, set., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11646/7588. Acesso em 10 jun. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PIAGET, J. O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança. In.: PIAGET, J. A Epistemologia Genética; Sabedoria e ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 211-225. (Coleção Os Pensadores).
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior, v. 1. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
REGO, T. C. A cultura torna-se parte da natureza humana. R.J.: Petrópolis: Vozes, 1995.
SAVIANI, D. A Filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org.). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez Editora, 1980.
TAUCHEN, G.; BORGES, D. Docência inovadora na universidade: percursos e princípios organizadores. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 721-751, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/27933. Acesso em 10 jun. 2020.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.