ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESEMPREGO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO ENTRE OS JOVENS

  • Mariléia Maria da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Résumé

No presente trabalho analisa-se as percepções dos jovens graduados sobre sua atual condição de trabalho e a relação que estabelecem com a pesquisa científica durante a graduação, em um contexto de desemprego  e precarização das relações de trabalho. O estudo foi realizado a partir de entrevistas e um questionário aplicado a egressos dos cursos de Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Procurou-se apreender em que medida a bolsa, ou qualquer vínculo formal com pesquisa durante o período de graduação, contribuiu para uma inserção diferenciada desses graduados no mercado de trabalho. Os principais resultados da pesquisa indicam que a condição de bolsistas, seja de iniciação científica ou de outras modalidades, contribuiu para que se envolvessem em pesquisas sem a preocupação imediata em buscar uma fonte de renda fora do âmbito acadêmico. Porém, certa estabilidade econômica por parte dos pais, verificada pela condição de emprego estável e/ou aposentadoria, tem um peso preponderante neste processo. Ainda foi possível evidenciar que o fato desses jovens serem portadores de diplomas de graduação, e até de pós-graduação, não implicou na obtenção de uma trajetória almejada – emprego estável com salário correspondente ao nível de formação –, ao contrário, nos depoimentos sobressaem sentimentos de frustração e insegurança diante do futuro profissional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Mariléia Maria da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
profa. lotada no Centro de Ciências Humanas e da Educação, no Departamento de Ciências Humanas. àrea : Trabalho educação, Sociologia da educação,Políticas Públicas.
Publiée
2011-12-18
Comment citer
Silva, M. M. da. (2011). ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESEMPREGO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO ENTRE OS JOVENS. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 87-98. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.15561
Rubrique
Artigos