Sobre o princípio da igualdade de oportunidades à Educação

  • Francisco Muscará Universidad Nacional de Cuyo
Palavras-chave: Educação, Políticas educacionais, Igualdade de Oportunidades

Resumo

Este artigo aborda o princípio de igualdade nas posibilidades de acesso a educação, o homem tem umdesejo natural de conhecer o conhecido e melhorar o conhecimento do que já é conhecido pode sercomparável com o próprio desejo de viver com dignidade. O analfabetismo, que limita a comunicação edificulta o conhecimento, é apresentado como um fenômeno humilhante. A igualdade de oportunidades éum dos objetivos fundamentais da política de educação em uma sociedade democrática e está relacionadacom a liberdade dos indivíduos e da expansão da educação. Há uma coincidência quase total para dizerque a democratização da educação e da igualdade de oportunidades são problemas interdependentes. Emgeral, a democratização do ensino é visto como acesso aberto a todos os níveis e como meio dedisseminação em larga escala, de uma educação formal. No entanto, os recursos do setor públicocontinuam a ser insuficientes em relação à expansão do sistema, e acreditamos que a igualdade deoportunidades será mais viável quando o Estado financeiramente apoiar iniciativas particulares deeducação.

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Publicado
2012-09-19
Como Citar
Muscará, F. (2012). Sobre o princípio da igualdade de oportunidades à Educação. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 7-17. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18667
Seção
Artigos