<b>O movimento conceitual da tabuada na história virtual luer e seu foguete

  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Monica Medeiros Flores Curso de Pedagogia da Unisul
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural, Atividade Orientadora de Ensino, Proposição Davydoviana, Tabuada

Resumo

A pesquisa foi realizada no contexto do estágio de docência em Matemática, no qual foi elaborada e desenvolvida, com os estudantes, uma História Virtual que envolvia a tabuada do número três com base nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da proposição davydoviana para o ensino de Matemática. Investigou-se o procedimento utilizado na resolução do problema desencadeador apresentado na História Virtual “Luer e seu foguete” por estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e registros fotográficos. Constatou-se inicialmente, predomínio do pensamento empírico. Os limites no campo visual, aparentemente dado, impossibilitaram à maioria dos estudantes a compreensão da essência do problema e a resolução correta. O que foi superado durante a resolução coletiva.

 

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Como Citar
Rosa, J. E. da, & Flores, M. M. (1). <b&gt;O movimento conceitual da tabuada na história virtual luer e seu foguete. Teoria E Prática Da Educação, 18(2), 55-68. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i2.31444
Seção
Artigos