<b>O movimento conceitual da tabuada na história virtual luer e seu foguete
Resumo
A pesquisa foi realizada no contexto do estágio de docência em Matemática, no qual foi elaborada e desenvolvida, com os estudantes, uma História Virtual que envolvia a tabuada do número três com base nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da proposição davydoviana para o ensino de Matemática. Investigou-se o procedimento utilizado na resolução do problema desencadeador apresentado na História Virtual “Luer e seu foguete” por estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e registros fotográficos. Constatou-se inicialmente, predomínio do pensamento empírico. Os limites no campo visual, aparentemente dado, impossibilitaram à maioria dos estudantes a compreensão da essência do problema e a resolução correta. O que foi superado durante a resolução coletiva.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.