ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Arte-Educação, Inclusão escolar, Educação Especial, Necessidades educacionais especiais.
Resumo
Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.Downloads
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Publicado
2018-10-30
Como Citar
Ferracioli, H. C., & Vitaliano, C. R. (2018). ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 117-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.36966
Edição
Seção
Artigos
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