ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

  • Hellen Cristhina Ferracioli Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Célia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Arte-Educação, Inclusão escolar, Educação Especial, Necessidades educacionais especiais.

Resumo

Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Cristhina Ferracioli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Graduada em Educação Musical pela UFPR, Mestranda em Educação pela UEL. Professora de Arte da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED – PR).
Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Doutora em Educação pela UNESP de Marília, Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL
Publicado
2018-10-30
Como Citar
Ferracioli, H. C., & Vitaliano, C. R. (2018). ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 117-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.36966
Seção
Artigos