EDUCAÇÃO MUSICAL NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE ENSAIOS EM ARARAS (SP)

  • Luiz Antonio Norder UFSCar
  • Amanda Araujo Dias de Melo Universidade Federal de São Carlos
  • Gustavo de Andrade Poyares Universidade Federal de São Carlos. Bacharelado em Agroecologia, campus Araras, SP.
  • Leonardo Silva de Oliveira Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Física, campus Araras, SP. https://orcid.org/0000-0001-6570-2319
Palavras-chave: Universidade, Cultura, Educação

Resumo

Este artigo analisa o acesso à formação musical e o interesse pelo aprendizado de música entre estudantes de graduação na Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras, com base em 459 questionários estruturados. Há a apresentação do contexto musical no município e um histórico sobre a criação de um estúdio de ensaios musicais no campus. A pesquisa mostra que as desigualdades sociais e de gênero se expressam no acesso à educação musical; a maioria dos discentes, especialmente os que tiveram menor acesso à esta formação específica, manifesta interesse no aprendizado de música durante o ensino de graduação.

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Biografia do Autor

Amanda Araujo Dias de Melo, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Ciências Biológicas, campus Sorocaba, SP.

Gustavo de Andrade Poyares, Universidade Federal de São Carlos. Bacharelado em Agroecologia, campus Araras, SP.

Universidade Federal de São Carlos. Bacharelado em Agroecologia, campus Araras, SP.

Leonardo Silva de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Física, campus Araras, SP.

Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Física, campus Araras, SP.

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Publicado
2021-08-27
Como Citar
Norder, L., Araujo Dias de Melo , A., Poyares, G. de A. P., & Oliveira , L. S. de O. (2021). EDUCAÇÃO MUSICAL NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM ESTÚDIO DE ENSAIOS EM ARARAS (SP). Teoria E Prática Da Educação, 24(2), 174-190. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.57748
Seção
Artigos