A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

Palavras-chave: Interculturalidade, Educação Escolar Indígena, Projetos Pedagógicos

Resumo

O termo intercultural refere-se ao reconhecimento, respeito e relações equilibradas de trocas entre diferentes povos e culturas. Na Europa envolve questões relacionadas aos imigrantes e, na América Latina, há registros de seu uso pelo religioso austríaco, Ivan Ilitch, nos anos de 1960, na fundação do Centro Intercultural de Documentación (CIDOC) no México que, dentre as atividades desenvolvidas, fazia a formação de missionários norte-americanos, em língua espanhola. Posteriormente, nos anos de 1980, a UNESCO disseminou o termo viando sua inserção na política educacional voltada aos povos indígenas. Neste texto fazemos uma retomada histórica do termo e uma análise das políticas educacionais interculturais iniciadas com a Constituição brasileira de 1988, que impulsionou reformas para a educação escolar indígena nos anos de 1990. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental no qual debatemos a perspectiva da interculturalidade em diretrizes e referenciais que possibilitam aos povos indígenas elaborem projetos pedagógicos próprios, voltados às suas realidades socioculturais e linguísticas, bem como às suas necessidades de sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Rosangela Celia Faustino, Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Doutora em Educação, pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Alline Gonçalves Proença Gomes, Universidade Estadual de Maringa

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá e professora no Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, São Jerônimo da Serra, Paraná, Brasil.

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Publicado
2022-05-24
Como Citar
Faustino, R. C., Marcos Gehrke, Gomes, A. G. P., & Delmira de Almeida Peres. (2022). A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 174-189. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.57813
Seção
Artigos