Chamada de submissões de artigos para o Dossiê "História da Educação e o ensino das Ciências Sociais"

2023-04-04

Organizadores

Prof. Dr. Amurabi Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-7856-1196

Prof. Dr. Cristiano Bodart
Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-2195-2145

Editora associada da RBHE
Profa. Dra. Raquel Discini de Campos
Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-5031-3054

Apresentação e justificativa

A história das Ciências Sociais - compreendidas aqui como Antropologia, Ciência Política e Sociologia - é um tema que tem estado presente na agenda de pesquisa de diversos(as) intelectuais. No Brasil, o assunto é notado nos livros de Sociologia publicados nos anos de 1950 e nos primeiros congressos acadêmicos da área. Todavia, a reflexão sobre a história da Educação face ao ensino das Ciências Sociais tem um percurso distinto. Nas décadas de 1930 e 1940, o ensino de Ciências Sociais, em especial de Sociologia, recebeu certa atenção dos pesquisadores por ter estado presente nas escolas ginasiais entre 1925 e 1942, e pela importância dada à Sociologia para a formação da nação. Embora não possamos afirmar que essa discussão estivesse ausente nas décadas de 1970 e 1980, é inegável que foi apenas com reintrodução obrigatória da Sociologia em todo o ensino médio brasileiro, em 2008, que de forma consistente observaremos uma retomada dos debates sobre a História do ensino das Ciências Sociais.

Os levantamentos bibliográficos recentes, sejam aqueles que consideram a produção de teses e dissertações sobre o tema, sejam os voltados para a publicação de artigos acadêmicos, apontam para um crescente volume de trabalhos sobre o assunto, ganhando destaque as discussões sobre a presença das Ciências Sociais na Educação Básica, inclusive sobre a história de seu ensino.

Ainda que a produção da área tenha sido marcada por uma profusão de relatos de experiências, assim como pela difusão de informações imprecisas em termos historiográficos, as pesquisas mais recentes tendem a utilizar fontes e ferramentas de investigação mais refinadas em diálogo com o próprio campo da História da Educação, desvelando novos elementos na discussão sobre a história das Ciências Sociais no Brasil e em outros países.

Em meio a um contexto de reconfiguração das Ciências Sociais no currículo escolar, revisitar sua história se mostra um movimento fundamental para a compreensão de sua gênese, elementos fundantes e desdobramentos na contemporaneidade.

Perfil das contribuições esperadas

Considerando os diferentes grupos de pesquisa que têm se voltado para esse debate, espera-se uma pluralidade teórico-metodológica de propostas que representem a ampla diversidade internacional, nacional e regional que envolve o ensino das Ciências Sociais. Destacamos abaixo eixos temáticos que se enquadram na proposta para este dossiê:

- História da educação e o ensino das Ciências Sociais;

- História do ensino das Ciências Sociais no Ensino Superior;

- História da educação e a formação de professores de Ciências Sociais;

- História da educação e a produção bibliográfica sobre o ensino das Ciências Sociais;

- História da educação e o ensino das Ciências Sociais de forma comparada;

- História dos manuais escolares de Ciências Sociais;

- História da educação e o percurso de agentes (professores) no campo das Ciências Sociais;

- História da educação e o currículo do ensino de Ciências Sociais;

- História das Ciências Sociais e fontes de pesquisa.

Dos prazos

  1. Lançamento do edital: 04/04/2023.
  2. Submissões: de 18/04/2023 a 12/09/2023*. Somente serão avaliados para composição do dossiê os textos enviados até 12/09/2023. *Conforme extensão do prazo em 13/08/2023.
  3. Agendamento: o dossiê será publicado no n. 24 (2024), com estimativa de publicação no último trimestre de 2023.

Da submissão dos trabalhos

  1. A submissão do artigo deverá ser feita individualmente, mediante cadastro na RBHE, por meio do link http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/login.
  2. Os artigos deverão obedecer rigorosamente às normas de submissão de artigos da RBHE. As diretrizes para autores estão disponíveis em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.
  3. O responsável pela postagem do artigo deverá selecionar a seção “Dossiê” no momento da submissão. Além disso, fará constar em Nota ao Editor (o item aparecerá durante o processo de submissão) a seguinte informação: “Texto referente ao dossiê temático História da Educação e o ensino das Ciências Sociais”.
  4. Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. Cada autor poderá submeter somente um único texto para esta chamada.

Dos autores proponentes

  1. Os proponentes deverão ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o dossiê, e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.
  2. O responsável pela postagem do artigo deverá fazer constar como Documento Suplementar (o item aparecerá durante o processo de submissão): folha de rosto com: título do trabalho e dados completos de todos os autores na seguinte ordem: nome, afiliação institucional completa (por extenso e sigla), última formação, cidade, estado, e-mail, mini currículo e ORCID.
  3. É vedada a submissão de artigos por parte dos proponentes do dossiê.

Do processo de avaliação e de revisão dos artigos

Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:

  • Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos organizadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Brasileira de História da Educação e às normas para submissão disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions. Caso não atendam às exigências, serão rejeitados pelos próprios organizadores os artigos que:
  1. Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica, ou como recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  2. Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir;
  3. Possuam erros de redação e de estruturação de texto.
  4. Sejam meramente descritivos e não apresentem análise da problemática abordada;
  5. Não se configurem conforme o gênero artigo científico.
  6. Não cumpram as normas da Revista Brasileira de História da Educação, disponíveis em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/about/submissions.

Revisão cega por pares quanto ao mérito e decisão final do editor

Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de dois pareceristas da área temática. Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas por meio de pareceres analíticos. Para que o editor possa emitir o parecer final, são necessários ao menos dois pareceres. Quando um ou dois avaliadores solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para que este proceda às reformulações. Quando o autor reenvia o texto reformulado, este é reavaliado novamente, passando para a etapa final. Nesta última etapa, os editores responsáveis (organizadores) podem aprovar ou rejeitar a submissão.

Revisão e adequação do trabalho às normas da RBHE:

Uma vez aprovado, o artigo passa por revisão de linguagem e normatização. Caso seja necessário, o artigo é enviado ao autor para correções e adequações, para, finalmente, ser diagramado e encaminhado para publicação.

Dos artigos que comporão o dossiê [Item retificado em 13/04/2023: alterações indicadas em itálico]

O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e do exterior. Será composto por seis artigos. Os textos que forem aprovados no processo e que, porventura, não tenham aderência ao dossiê poderão ser ressubmetidos no fluxo contínuo da revista*, caso seja de interesse do autor. Nesse caso, o manuscrito passará por um novo processo de avaliação.

*A redação original previa que textos nessa situação poderiam ser encaminhados diretamente para o fluxo contínuo.

Da política de internacionalização

Obrigatoriamente, 50% dos artigos (três artigos) serão de autores com afiliação em instituições estrangeiras. Todos deverão ser traduzidos para o inglês, sendo a tradução custeada pelos autores. Somente serão aceitas as traduções acompanhadas da declaração de execução do profissional responsável, que deve possuir formação acadêmica na área de Letras/Tradução.