Em favor da infância e em caridade da Pátria: a criação da primeira colônia escolar de férias do Rio de Janeiro de 1923 a 1924

  • Sonia Oliveira Camara Rangel Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.
  • Alessandra Moura Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Colônia Escolar de Férias, Assistência à Infância, Almir Madeira, Higiene, Educação

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar a implantação da primeira colônia escolar de férias do estado do Rio de Janeiro, criada na cidade de Mendes por iniciativa do médico Almir Madeira, diretor do Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Niterói (IPAI). Com este intento, os objetivos são, de um lado, compreender a concepção que orientou sua criação e, de outro, evidenciar os aspectos colocados em prática com a experiência realizada entre os anos de 1923 a 1924. A Colônia Escolar de Férias de Mendes foi concebida como parte das estratégias acionadas pelo médico para intervir na situação da infância escolar, promovendo sua preservação e sua regeneração física, mental e moral por meio da adoção de práticas higiênicas e físicas ao ar livre. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Oliveira Camara Rangel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.

Doutorado e Pós Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora-Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores e em Educação (ProPEd) da Faculdade de Educação. Na UERJ, é Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI). Pro-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012.

Alessandra Moura Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em História pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Plínio Leite; atualmente mestranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI), professora da rede municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Publicado
2017-07-24
Como Citar
Camara Rangel, S. O., & Silva, A. M. (2017). Em favor da infância e em caridade da Pátria: a criação da primeira colônia escolar de férias do Rio de Janeiro de 1923 a 1924. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 106 - 136. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38435