Em favor da infância e em caridade da Pátria: a criação da primeira colônia escolar de férias do Rio de Janeiro de 1923 a 1924
Resumo
O presente artigo tem como intuito analisar a implantação da primeira colônia escolar de férias do estado do Rio de Janeiro, criada na cidade de Mendes por iniciativa do médico Almir Madeira, diretor do Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Niterói (IPAI). Com este intento, os objetivos são, de um lado, compreender a concepção que orientou sua criação e, de outro, evidenciar os aspectos colocados em prática com a experiência realizada entre os anos de 1923 a 1924. A Colônia Escolar de Férias de Mendes foi concebida como parte das estratégias acionadas pelo médico para intervir na situação da infância escolar, promovendo sua preservação e sua regeneração física, mental e moral por meio da adoção de práticas higiênicas e físicas ao ar livre.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.