<b>Lições de coisas: apontamentos acerca da geometria no manual de Norman Allison Calkins (Brasil, final do século XIX e início do XX)</b>

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Primeiras Lições de Coisas, Norman Allison Calkins, Ensino Intuitivo, Geometria, Ensino de Geometria

Resumo

O livro Primeiras lições de coisas, de Norman Allison Calkins, traduzido por Rui Barbosa, que circulou amplamente no Brasil no final do século XIX e início do XX, propõe o método intuitivo como um processo geral de ensino de todos os conteúdos a serem trabalhados com as crianças da escola primária. Neste artigo, analisa- e a obra do ponto de vista da apresentação dos conhecimentos matemáticos, focalizando-se especialmente as lições de geometria. Destacam-se cinco aspectos da abordagem adotada: a presença da geometria plana antes da espacial, os diversos materiais essenciais ao ensino da geometria, a associação do desenho ao ensino, a sequenciação dos conteúdos geométricos e a ligação ao prazer e à curiosidade da criança. Tecem-se, ainda, considerações acerca da utilização e da circulação do manual no que se refere ao ensino da geometria na escola primária brasileira.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora

do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Publicado
2011-12-23
Como Citar
Gomes, M. L. M. (2011). <b>Lições de coisas: apontamentos acerca da geometria no manual de Norman Allison Calkins (Brasil, final do século XIX e início do XX)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 53-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38497
Seção
Artigos