<b>Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil</b>

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Universidade de São Paulo
  • Daniel Righi Universidade de São Paulo
  • Luciana Santos Universidade de São Paulo
  • Tatiana Calsavara Universidade de São Paulo
Palavras-chave: História da Educação, Arquivos Escolares, Educação Libertária, Anarquismo, Trabalhadores

Resumo

O artigo apresenta pesquisa realizada a partir da organização do Acervo João Penteado, conjunto de fontes documentais inéditas geradas nas instituições educacionais dirigidas pelo educador anarquista João Penteado, no período de 1912 a 1961, entre elas a Escola Moderna n. 1. O mapeamento das fontes traduziu-se na construção de um Inventário Analítico, visto como instrumento facilitador do uso pedagógico do arquivo escolar no ensino e pesquisa e como instrumento de classificação formal, propiciador da localização de novas fontes para a história da educação. O texto apresenta dupla perspectiva: relatar a dimensão pedagógica das fontes institucionais assim como indicar sua relevância para a pesquisa histórica e, em particular, a história da relação trabalho e educação na sociedade brasileira.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Universidade de São Paulo

Livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Daniel Righi, Universidade de São Paulo
Mestrando (Bolsita FAPESP) - FEUSP)

 

Luciana Santos, Universidade de São Paulo
Mestre em Educação (Bolsa Fapesp) – Feusp
Tatiana Calsavara, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação (Bolsa Fapesp) - FEUSP

 

 

Publicado
2012-01-06
Como Citar
Moraes, C. S. V., Righi, D., Santos, L., & Calsavara, T. (2012). <b>Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(1 [25]), 117-142. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38509