<b>Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul</b>

  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul
  • Terciane Ângela Luchese UCS
Palavras-chave: Pluralidade Cultural, Políticas Públicas de Educação, História da Educação

Resumo

Na última década,  tivemos diversas declarações de princípios no sentido de preservar os bens imateriais da diversidade cultural, especialmente as línguas, num claro sinal de mudanças profundas de concepção. Historicamente a diversidade cultural era considerada empecilho para a formação da nação, exigindo severas medidas para extingui- a. A questão central do texto é epistemológica, a saber: que conceitos facultam pesquisar a interação  de  culturas  na  história  da  educação?  Isto  nos  situa em referências da história cultural, construídas em diálogo com a antropologia. Com referências a pesquisas anteriores sobre processo escolar entre grupos étnicos, no entanto, privilegia-se neste texto a questão teórica relacionada com conceitos que permitem analisar a questão do diálogo entre culturas, tendo como referência os grupos étnicos do Rio Grande do sul, com ênfase nos imigrantes e seu processo escolar étnico.

 

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Biografia do Autor

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela PUC/SP, 1985. Centra suas pesquisas na relação entre

cultura e processo escolar, com foco nas escolas étnicas de imigrantes. É professor

na Universidade de Caxias do Sul (UCS)/RS

Terciane Ângela Luchese, UCS

Doutora em Educação pela UNISINOS e professora da UCS no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação. Pesquisa temas de história da educação privilegiando processos escolares entre imigrantes

Publicado
2012-02-01
Como Citar
Kreutz, L., & Luchese, T. Ângela. (2012). <b>Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(1 [25]), 179-206. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38511