<b>A “liberdade de ensino” e os fundamentos da ação política do segmento privado no Brasil entre 1945 e 1964</b>

  • Alvaro de Oliveira Senra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Palavras-chave: Educação Pública e Privada, Igreja Católica, Política Educacional

Resumo

Este artigo aborda a utilização do conceito de “liberdade de ensino” pelo setor privado da educação escolar para defender seus interesses na educação escolar brasileira no período democrático compreendido entre os anos de 1945 e 1964. Fundamentado na hegemonia dos católicos, que atuavam no interior dos sindicatos patronais e que dispunham de uma entidade própria, a Associação de Educação Católica do Brasil (AEC), o privatismo educacional baseou-se em uma argumentação de natureza não capitalista, fundada no direito das famílias.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Alvaro de Oliveira Senra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em ciências sociais e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Publicado
2012-01-08
Como Citar
Senra, A. de O. (2012). <b>A “liberdade de ensino” e os fundamentos da ação política do segmento privado no Brasil entre 1945 e 1964</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(3 [24]), 55-82. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38517