<b>Sonoras <i>Cenas Escolares</i>: histórias sobre educação, rádio e humor</b>

  • Maria Angela Borges Salvadori Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Radiodifusão, Humor, Fontes Sonoras, Cultura Escolar

Resumo

Este artigo, escrito a partir do levantamento de registros sonoros e fontes impressas das décadas de 1930, 1940 e 1950, interroga sobre o sucesso de antigos programas radiofônicos de humor centrados em temáticas escolares, geralmente constituídos por diálogos entre um professor e seus alunos. Procura, neste sentido, analisar as tensões presentes entre conhecimento escolar, educação formal e programação das emissoras em um período no qual o rádio, antes saudado como veículo de educação nacional, foi tomado por aspectos comerciais e populares. Neste percurso, dialoga particularmente com os conceitos de linguagem e costume, construídos respectivamente por Mikhail Bakhtin e E. P. Thompson.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angela Borges Salvadori, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação, e Sociedade.

Publicado
2012-01-08
Como Citar
Salvadori, M. A. B. (2012). <b>Sonoras <i>Cenas Escolares</i>: histórias sobre educação, rádio e humor</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(3 [24]), 167-192. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38521