<b><i>A Vitória Colegial</i>: registros de sucesso escolar nos anos 1950</b>

  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: A Vitória Colegial, História da Educação, Sociologia, História, Elite Cultural

Resumo

Este trabalho toma como fonte de análise a revista A Vitória Colegial, publicada pelo Colégio Santo Inácio nos anos de 1950. Ele é dividido em três partes: na primeira, faz uma reflexão sobre um possível diálogo entre a história da educação, a sociologia e a história; na segunda, mostra como o “clima” cultural daquele momento se encontra presente no impresso, indicando a sua atualidade e conexão com os acontecimentos da época. Na última parte, tem como foco a materialidade da revista, suas estratégias editoriais e de escrita, para salientar que objetivava reforçar a crença no sucesso e na excelência da vida, tanto escolar quanto familiar, de seus leitores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Waidenfeld Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve, junto ao Programa de Estudos e Documentação em Educação e Sociedade (Proedes), a pesquisa “Cultura escolar dos colégios católicos do Rio de Janeiro nos anos de 1920/1950”.

Publicado
2012-01-10
Como Citar
Chaves, M. W. (2012). <b><i>A Vitória Colegial</i>: registros de sucesso escolar nos anos 1950</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(2 [23]), 197-223. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38534
Seção
Artigos