<b>A <i>Revista Escola Argentina</i>: reflexões sobre um periódico escolar nos anos 20 e 30</b>

  • Miriam Waidenfeld Chaves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Anísio Teixeira, Revista Escola Argentina, Escola Argentina, Projeto Pedagógico, Estratagemas Discursivos

Resumo

Este trabalho pretende mostrar, por meio de uma investigação histórico-cultural do texto, o modo como a revista pedagógica da Escola Argentina no antigo Distrito Federal, no final dos anos de 1920 e primeira metade dos anos de 1930, constrói um discurso que tem como objetivo legitimar tanto o seu projeto educacional quanto o da Diretoria de Instrução a que se vincula. Procede-se a uma análise não só dos estratagemas discursivos utilizados pela Revista Escola Argentina como também do objeto que a comunica – seu suporte –, dificultando, desse modo, a produção de leituras independentes do próprio impresso.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Waidenfeld Chaves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em história da educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado
2012-02-15
Como Citar
Chaves, M. W. (2012). <b>A <i>Revista Escola Argentina</i>: reflexões sobre um periódico escolar nos anos 20 e 30</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 59-85. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38696