<b>A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros</b>

  • Mariana Cassab D outoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Currículo, História do Currículo, História das Disciplinas Escolares

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer um mapeamento da produção brasileira em história das disciplinas escolares, buscando propiciar tanto uma visão ampla do que vem sendo realizado no campo como identificar as ênfases e as lacunas ainda existentes nas investigações conduzidas. O estudo ainda se propõe a examinar os referenciais teóricos que subsidiam os artigos selecionados, no sentido de melhor compreender como os dois autores mais citados vêm sendo apropriados pelos pesquisadores brasileiros. Foram analisados 23 artigos obtidos por meio do levantamento de trabalhos publicados em revistas de educação, de circulação on-line. Os resultados indicam uma maior produção no que tange à história da educação física escolar e uma produção ainda incipiente em relação às demais. Também aponta para a necessidade de um maior esforço por parte dos pesquisadores em se apropriar do modo de trabalho que caracteriza o pensamento de Chervel e Goodson.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cassab, D outoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Publicado
2012-01-10
Como Citar
Cassab, M. (2012). <b>A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(2 [23]), 225-251. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38535
Seção
Artigos