<b>Produção de diferentes significados de ser professor no Rio Grande do Sul (1940-1960)</b>

  • Claudemir de Quadros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Reforma Educacional, Ciência, Profissionalização, Escola Nova

Resumo

A partir da segunda metade da década de 1930, o sistema educativo foi tornado objeto de reforma no estado do Rio Grande do Sul. Esse processo alcançou condições de aparecimento a partir da nacionalização do ensino, movimento político que produziu espaços nos quais foi possível que o discurso da modernização e do aparelhamento do Estado se estabelecesse para a execução de uma reforma educacional que se instalou de forma ampla, intensa e profunda. Tal reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a educação emergiram como um problema de governo. Nesse contexto, discursos se instituíram como verdades, produziram significados acerca da educação e concorreram para a instituição de diferentes significados de ser professor ao longo do tempo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS), doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2012-02-04
Como Citar
Quadros, C. de. (2012). <b>Produção de diferentes significados de ser professor no Rio Grande do Sul (1940-1960)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(3 [21]), 177-206. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38545