<b>A cultura material escolar da Deutsche Schule</b>

  • Regina Maria Schimmelpfeng de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Palavras-chave: História da Educação, Cultura Material Escolar, Cultura Escolar, Escola Alemã, Método Intuitivo

Resumo

A abordagem de alguns aspectos da cultura escolar desenvolvida pela Deutsche Schule, na Curitiba da virada do século XIX, tornou possível a identificação de particularidades inerentes àquela instituição de ensino. Utilizando-se do método intuitivo ou “lições de coisas” para a produção e organização do conhecimento, a escola dispunha de utensílios e objetos variados para estimular a observação do alunado, os quais são aqui enfocados como elementos daquela cultura material escolar, com o intuito de problematizar seus usos e significados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-02-08
Como Citar
Souza, R. M. S. de. (2012). <b>A cultura material escolar da Deutsche Schule</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(2 [14]), 69-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38599