<b>A emergência de escolas normais no Rio de Janeiro do século XIX: Escola Normal do Município da Corte e Escola Normal de Campos</b>
Resumo
O presente texto traduz-se como resultado dos esforços iniciais de uma pesquisa que, na sua primeira fase, estuda a história da profissão docente no Brasil, focalizando especificamente o estado do Rio de Janeiro. O objeto do estudo refere-se à implementação de dois núcleos institucionalizados de formação de professores: a Escola Normal da Corte, em 1880, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, e a Escola Normal de Campos, no norte fluminense, criada em 1894, já no início do período republicano. Nesse contexto histórico, o processo de modernização do país demanda a proliferação de novas idéias e a ênfase na instrução e educação popular destacam-se como forças propulsoras para a construção de uma nação civilizada. Como conseqüência, adquire centralidade o investimento na formação do magistério. O aprofundamento dessa fase da pesquisa permitirá passar a uma segunda, que abordará os estudos comparados com escolas normais portuguesas criadas no mesmo momento histórico.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.