<b>A emergência de escolas normais no Rio de Janeiro do século XIX: Escola Normal do Município da Corte e Escola Normal de Campos</b>

  • Sonia de Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Silvia Alicia Martinez Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Formação de Professores, Escola Normal, Século XIX, Rio de Janeiro, Campos

Resumo

O presente texto traduz-se como resultado dos esforços iniciais de uma pesquisa que, na sua primeira fase, estuda a história da profissão docente no Brasil, focalizando especificamente o estado do Rio de Janeiro. O objeto do estudo refere-se à implementação de dois núcleos institucionalizados de formação de professores: a Escola Normal da Corte, em 1880, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, e a Escola Normal de Campos, no norte fluminense, criada em 1894, já no início do período republicano. Nesse contexto histórico, o processo de modernização do país demanda a proliferação de novas idéias e a ênfase na instrução e educação popular destacam-se como forças propulsoras para a construção de uma nação civilizada. Como conseqüência, adquire centralidade o investimento na formação do magistério. O aprofundamento dessa fase da pesquisa permitirá passar a uma segunda, que abordará os estudos comparados com escolas normais portuguesas criadas no mesmo momento histórico.

 

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Biografia do Autor

Sonia de Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ).

 

Silvia Alicia Martinez, Universidade de Lisboa
Graduação em ciências da educação, Mar Del Plata, Argentina. Mestrado e doutorado
em educação, Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-doutorado em história da educação, Universidade de Lisboa.
Publicado
2012-02-08
Como Citar
Lopes, S. de C., & Martinez, S. A. (2012). <b>A emergência de escolas normais no Rio de Janeiro do século XIX: Escola Normal do Município da Corte e Escola Normal de Campos</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 53-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38608