<b>Santa Catarina na IV Conferência Nacional de Educação: por uma Escola Nova barriga-verde</b>

  • Ticiane Bombassaro
Palavras-chave: Escola Nova, Formação Docente, Ensino, Reforma Educacional, Intelectuais

Resumo

O movimento pela Escola Nova no Brasil chegou aos mais recônditos espaços do país como expressão de uma reformulação pedagógica necessária à superação de uma suposta prática escolar tradicional. A partir dessa visão, o Departamento de Educação de Santa Catarina empreendeu uma reforma nos modos de ensinar, em função da qual se ajustava ao discurso nacional. Empreendeu, para tanto, uma modificação metodológica nas escolas primárias de todo o estado, assim como nos cursos de formação docente. Estes deveriam preparar o professor de acordo com as novas propostas metodológicas da escola renovada. Expressando muito mais uma reformulação pedagógica, o estado catarinense, portanto, visava adequar seu passo à modernidade latente que havia sido posta em marcha nacionalmente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiane Bombassaro
Mestre em educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em educação (mesmo programa).
Publicado
2012-02-08
Como Citar
Bombassaro, T. (2012). <b>Santa Catarina na IV Conferência Nacional de Educação: por uma Escola Nova barriga-verde</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 137-173. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38612