<b>Pesquisa historiográfica em instituições educativo-musicais: fundamentos e reflexões</b>

  • Rita de Cássia Fucci Amato Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Palavras-chave: Pesquisa em Educação, Escrita Historiográfica, Memória, História Oral, História de Instituições Educativo-Musicais

Resumo

O presente trabalho objetiva contribuir para o estudo historiográfico de instituições de ensino musical, apresentando alguns conceitos que podem vir a ser utilizados nesse tipo de investigação, tais como aqueles introduzidos pela Nova História e pela História Oral. Visa também apresentar alguns procedimentos metodológicos relativos às fontes (documentos iconográficos e entrevistas) e às abordagens possíveis dentro do conceito apresentado. Discute ainda a análise da rede de configurações socioculturais do corpo docente e discente e do modelo de ensino praticado pela instituição. Essas reflexões e fundamentações revelam um processo de múltiplas abordagens – socioeconômicas, historiográficas, culturais e educacionais – que se interagem no meio histórico-investigativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fucci Amato, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Doutora e mestra em educação (UFSCAR), especialista em fonoaudiologia (Universidade
Federal de São Paulo – UNIFESP) e bacharel em música com habilitação em regência (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Professora da Faculdade de Música Carlos Gomes e do Insituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Publicado
2012-02-09
Como Citar
Amato, R. de C. F. (2012). <b>Pesquisa historiográfica em instituições educativo-musicais: fundamentos e reflexões</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 71-96. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38618