<b>Permanências e mutações dos liceus franceses, do Primeiro Império ao início do século XXI</b>
Resumo
A criação do liceu por Bonaparte, em 1802, resulta de uma escolha política que inaugura o ensino secundário público de Estado. O liceu constitui a peça mestra e o modelo do sistema escolar encarregado de formar os futuros quadros e de contribuir para o governo das mentes. Mas se a influência napoleônica marcou, por um longo período, a organização do liceu, ela não o modelou. Esse artigo estuda as reinvenções, parciais ou totais, no curso dos grandes capítulos de sua história: uma criação contínua (1802 –anos de1870), a substituição pelo liceu moderno do modelo napoleônico (1880 –reforma de 1902), as premissas da democratização (1925 e 1945) até a emergência do liceu de massa (depois dos anos 1960).
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.