<b>Permanências e mutações dos liceus franceses, do Primeiro Império ao início do século XXI</b>

  • Jean-Noël Luc Université Paris IV.

Résumé

A criação do liceu por Bonaparte, em 1802, resulta de uma escolha política que inaugura o ensino secundário público de Estado. O liceu constitui a peça mestra e o modelo do sistema escolar encarregado de formar os futuros quadros e de contribuir para o governo das mentes. Mas se a influência napoleônica marcou, por um longo período, a organização do liceu, ela não o modelou. Esse artigo estuda as reinvenções, parciais ou totais, no curso dos grandes capítulos de sua história: uma criação contínua (1802 –anos de1870), a substituição pelo liceu moderno do modelo napoleônico (1880 –reforma de 1902), as premissas da democratização (1925 e 1945) até a emergência do liceu de massa (depois dos anos 1960).

 

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Biographie de l'auteur

Jean-Noël Luc, Université Paris IV.
Professor de história contemporânea da Sorbonne-Université Paris IV.
Publiée
2012-02-09
Comment citer
Luc, J.-N. (2012). <b>Permanências e mutações dos liceus franceses, do Primeiro Império ao início do século XXI</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 193-215. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38622