<b>Educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935) organizar o ensino, formar o professorado</b>

  • Tarcísio Mauro Vago Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Educação Física, Ginástica, Escola, História da Educação, História da Educação Física

Resumo

O artigo trata da presença da educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais, no período 1925-1935. A produção e circulação desse periódico, a partir de 1925, foi de importância central para a conformação do campo escolar em Minas Gerais. Assim, tornou-se um suporte e uma condição para a organização da educação física, constituindo estratégia tanto para a sua difusão como para a formação do professorado para assumir a responsabilidade por ela. A revista contribuiu então para uma “virada” ocorrida nesse período na educação física, fazendo circular novas representações sobre suas finalidades e prescrevendo práticas para compor seu programa, sintonizando-a com as novas exigências da vida moderna.

 

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Biografia do Autor

Tarcísio Mauro Vago, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutor em educação (história e historiografia da educação) pela Universidade deSão Paulo (USP); professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e TerapiaOcupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa dePós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.
Publicado
2012-02-10
Como Citar
Vago, T. M. (2012). <b>Educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935) organizar o ensino, formar o professorado</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 101-134. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38637