<b>Educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935) organizar o ensino, formar o professorado</b>

  • Tarcísio Mauro Vago Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Résumé

O artigo trata da presença da educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais, no período 1925-1935. A produção e circulação desse periódico, a partir de 1925, foi de importância central para a conformação do campo escolar em Minas Gerais. Assim, tornou-se um suporte e uma condição para a organização da educação física, constituindo estratégia tanto para a sua difusão como para a formação do professorado para assumir a responsabilidade por ela. A revista contribuiu então para uma “virada” ocorrida nesse período na educação física, fazendo circular novas representações sobre suas finalidades e prescrevendo práticas para compor seu programa, sintonizando-a com as novas exigências da vida moderna.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Tarcísio Mauro Vago, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutor em educação (história e historiografia da educação) pela Universidade deSão Paulo (USP); professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e TerapiaOcupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa dePós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.
Publiée
2012-02-10
Comment citer
Vago, T. M. (2012). <b>Educação física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935) organizar o ensino, formar o professorado</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 101-134. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38637