<b>A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930</b>

  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Palavras-chave: História da Educação Brasileira, Debates Educacionais, Pensamento Educacional, Relações Escola-Família

Resumo

Tendo como referência os debates educacionais em curso na sociedade brasileira dos anos de 1920-1930, o artigo pretende analisar nuanças quanto à compreensão das competências dos diferentes agentes no exercício da função educativa. Focalizando o movimento da Escola Nova e o movimento de renovação católica, estão sendo examinadas, com base no discurso de intelectuais representativos das duas tendências, formas diferentes de se conceber o papel da esfera pública – representada pelo Estado/escola pública – e o da esfera privada – representada pela família – na educação dos indivíduos e na conformação da sociedade brasileira, bem como as relações entre essas esferas.

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora adjunta
de história da educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Publicado
2012-02-15
Como Citar
Magaldi, A. M. B. de M. (2012). <b>A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 212-231. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717