<b>A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930</b>
Résumé
Tendo como referência os debates educacionais em curso na sociedade brasileira dos anos de 1920-1930, o artigo pretende analisar nuanças quanto à compreensão das competências dos diferentes agentes no exercício da função educativa. Focalizando o movimento da Escola Nova e o movimento de renovação católica, estão sendo examinadas, com base no discurso de intelectuais representativos das duas tendências, formas diferentes de se conceber o papel da esfera pública – representada pelo Estado/escola pública – e o da esfera privada – representada pela família – na educação dos indivíduos e na conformação da sociedade brasileira, bem como as relações entre essas esferas.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.