<b>A influência da pedagogia norte-americana na educação em Sergipe e na Bahia: reflexões iniciais</b>
Resumo
O protestantismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir do século XIX, com a chegada de imigrantes europeus e norte-americanos, oriundo de missões das chamadas denominações históricas – metodistas, congregacionais, presbiterianos e batistas. A primeira estratégia de penetração dos presbiterianos – responsáveis pela implantação do protestantismo na Bahia e em Sergipe – foi compreender o modus vivendi do brasileiro e a partir daí estruturaram um plano de ação no qual a educação constituiu-se na principal estratégia de propaganda das idéias de uma civilização cristã com novos padrões intelectuais e morais, moldada na nova fé. Numa perspectiva historiográfica, este artigo procura analisar de que maneira o projeto educacional proposto por aquela denominação funcionou como veículo de propagação e consolidação dos seus princípios doutrinários.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.